Série Nutrição Esportiva: O que comer antes e depois dos exercícios físicos?

(Foto: Internet)


Já falamos da importância da nutrição e vimos que nosso organismo necessita de nutrientes específicos para um bom funcionamento. Vimos também que para quem está disposto a iniciar exercícios físicos ou quem já pratica, mas deseja ampliar seus conhecimentos, é necessário um acompanhamento de especialista em nutrição com o intuito de seguimento de uma rotina constantemente e orientações nas refeições diárias. Com isso vamos falar, hoje, sobre que tipo de alimento deve ser ingerido antes e após o exercício. 

Vou deixar o link da última matéria para quem não viu ainda poder entender melhor. 

De acordo com o nutricionista Antônio Ramos “deve ser estimulado a ingestão de carboidrato, para dar energia antes do treino e Proteína para reconstruir o músculo após o exercício”. Ele ainda salienta que “uma alimentação errada antes do treino poderá atrapalhar diretamente o despenho do atleta”.

(Foto: Internet)


Para o especialista, “a alimentação pré treino, deverá ser realizada cerca de 30 minutos a 1 hora antes do treino, para que possa ser feita a digestão e a absorção da maioria dos nutrientes pelo organismo”. Essa alimentação anterior as atividades esportivas é necessária, porque durante os treinos o individuo utilizará bastante energia.

Os alimentos propícios para essa refeição são “frutas, salada de fruta, batata doce, grãos integrais, entre outros. Ela é ideal por ser rica em carboidratos complexos e pela sua lenta absorção, afirma o nutricionista esportivo.

(Foto: Internet)

Após os exercícios e os gastos de energia, é natural que se tenha uma fominha, não é? Nessa fase, Antônio diz que “o organismo necessita repor todos aqueles nutrientes perdidos na atividade. O ideal é que dê prioridade a alimentos ricos em proteínas para a recuperação muscular, por exemplo: queijos, iogurte, frango, carnes e ovo. Em casos de mais necessidades, poderá ser suplementada proteínas isoladas”.

(Foto: Internet)



Vale salientar que “a suplementação com ômega 3 é muito interessante, pois este óleo é anti inflamatório, pode diminuir as dores pós treino, além de auxiliar na oxigenação muscular e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Este é encontrado em Peixes, castanhas, nozes, amêndoas e ovo”, complementa o nutricionista.

(Foto: Internet)

Então, vamos começar a prestar mais atenção nas nossas refeições, praticar mais exercícios e nunca se esquecer de procurar um especialista para esclarecer todas as nossas dúvidas.

Não se esqueçam de deixar os comentários aqui para que possamos dar continuidade à nossa série.

Abraços a todos e até a próxima!!!




Nenhum comentário :

Postar um comentário